A NOSSA CIDADE - VILA NOVA DE GAIA

Versão para imprimir

     Situada na margem sul do Rio Douro, Vila Nova de Gaia ocupa uma área de 165 Km2 e tem cerca de 300.000 habitantes, que povoam as 24 freguesias que compõem o concelho.

Vila Nova de Gaia é um Concelho moderno e dinâmico, voltado para a indústria, comércio e serviços, com especial destaque para o Turismo de lazer, negócios, congressos e incentivos.

Trata-se de uma cidade de fácil acesso, próxima do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, com uma rede viária de excelência e servida por um sistema de transportes colectivos eficaz, do qual se destaca o metro.


Conhecida por albergar as caves do famoso Vinho do Porto, esta é uma cidade que tem muito para oferecer a quem a visita:

  • Monumentos emblemáticos - como os Mosteiros da Serra do Pilar (Património Mundial), de Grijó, de Pedroso e Corpus Christi;
  • Museus - a Casa-Museu Teixeira Lopes Galerias Diogo de Macedo, Solar dos Condes de Resende e a Casa Museu Van-Zeller;
  • Povoações típicas - como é o caso de Arnelas, Aguda e Granja.


A cerca de 18km de Praia (para além de ser o concelho, a nível nacional, com maior número de bandeiras azuis, as suas praias apresentam uma riqueza natural muito própria com características terapêuticas reconhecidas)conta também com:

  • Parques e Ribeiras (Parque Biológico, Parque da Lavandeira, Parque das Dunas, Ribeiras de Gaia, Estação Litoral da Aguda, Park & Zoo S. Inácio e Baía de São Paio)
  • Moderno espaço de lazer – o Cais de Gaia - com vista privilegiada sobre o rio Douro;
  • Restaurantes típicos que proporcionam experiências e sabores únicos;
  • Comércio tradicional e de grandes superfícies (Soares dos Reis, Av. da República, El Corte Inglês, Gaiashopping, Arrábida Shopping)

A oferta de alojamento é variada e de qualidade, oferecendo a possibilidade de ficar alojado em hotéis de diferentes categorias, unidades de turismo rural, parques de campismo e pousadas.

A sua gastronomia regional revela-se em sabores distintos como a Broa de Avintes, Sável no Espeto ou o Velhote, um bolo tradicional.

Gaia preserva as suas tradições o que se traduz na realização de inúmeras festas e romarias (como o São João, São Pedro, São Gonçalo), nos festivais internacionais (que mantêm vivo o folclore) e na recriação das actividades tradicionais como a desfolhada.

Durante todo o ano Gaia apresenta uma agenda bastante variada e preenchida com eventos e entretenimento. O teatro e a música merecem destaque, quer através das várias produções levadas a cena pelas companhias do concelho quer através dos diferentes eventos musicais. Com efeito, a música é uma constante com os programas Cultura ao Vivo, Concertos de Órgão, Festival Internacional de Música, concertos de Páscoa, Encontros de Coros, Festivais como o Douro Blues, o Jazz n´Gaia ou o Rock às Sextas.

Os amantes do golfe têm em gaia uma oferta de qualidade. Para quem prefere fazer caminhadas ou jogging, o passadiço, desde a beira-mar até à ponte D. Luís I, apresenta-se como uma boa sugestão.

Outras actividades, tais como o remo ou o ténis, podem ser praticadas em Gaia em cenários inesquecíveis. Por todo o município existem vários pavilhões, destacando-se o Centro de Estágios do F.C. porto, bem como os estádios e piscinas que permitem a prática das mais diversas modalidades.

Contactos Úteis:
Turismo
Av. Ramos Pinto
Cais de Gaia, Loja 510
4400 – 233 Vila Nova de Gaia

Av. Diogo Leite
4400 – 101 Vila Nova de Gaia
Telefone: 00351 22 375 1902
www.gaiaglobal.pt/turismo
Portal do Cidadão: http://www.portaldocidadao.pt